top of page

Fofoca Fresquinha - Edição n.1

Atualizado: 11 de mai.

O que vale a pena compartilhar essa semana e umas coisitchas más…


Oie e que alegria te ver aqui!


Essa semana começo um quadro novo no site e não podia ter escolhido uma data melhor: o Dia das Mães! E por isso, antes de mais nada, quero desejar um Feliz Dia das Mães para todas as mamães que me lêem! Para você, quero deixar duas músicas para escutar:


  • Como é grande o meu amor por você do Roberto Carlos (se quiser a experiência completa, escute pensando no seu filho - o que está aqui, o que já foi, o que está por vir...) Essa música tem o dom de despertar altas emoções especialmente porque o amor de um filho por uma mãe e de uma mãe por um filho é tão grande que nem cabe aqui descrever.

Mãe, "eu tenho tanto pra lhe falar, mas com palavras não sei dizer como é grande o meu amor por você!"

  • Mulher (Sexo Frágil) do Erasmo Carlos - essa música tem um trecho que roda na minha cabeça desde hoje cedo:

    "Dizem que a mulher é o sexo frágil,

    Mas que mentira absurda!

    Eu que faço parte da rotina de uma delas

    Sei que a força está com elas"


E se você ama mesmo a mamis, já manda pra ela esse texto que te garanto que ela vai gostar das Fofocas Fresquinhas que compartilho aqui.


Feliz Dia das Mães! Um beijo especial pra minha mãezinha maravilhosa que eu amo mais que o infinito!
Feliz Dia das Mães! Um beijo especial pra minha mãezinha maravilhosa que eu amo mais que o infinito!

Agora vamos para as fofocas fresquinhas da semana…


Finalmente os dias aqui pelo hemisfério norte começaram a ficar mais longos - efeito da maravilhosa época da primavera que além de deixar as noites mais agradáveis, as ruas mais enfeitadas de flores (e nos fazer comprar carregamentos de Loratadina - alô rinite, é você?) é uma época sensacional para nos permitirmos florescer internamente também e por isso,


A frase da semana é


“If won’t make me grow or glow, then is a fuck no!" 


Esses dias me deparei com essa frase espetacular e venho usando como um mantra pra vida. Em uma tradução livre: Se não vai me ajudar a crescer ou a brilhar, então é um “não” com todas as letras.


Chega a ser poética de tão libertadora. 


Uma maneira forte e simplória de encarar cada oportunidade e situação da vida com o que realmente importa em mente. Ou seja, se me desviar do meu caminho (grow or glow) então eu não quero. Gracias!


Parece fácil quando colocado dessa forma, mas só nós sabemos quão difícil é saber dizer não. Ainda mais em um mundo em que nós mulheres somos predestinadas a agradar, sorrir e acenar, caso contrário o fracasso nos espera no fim da linha.


Saber dizer ‘não’ é praticar o egoísmo do bem, ou seja, focar em si com o intuito de beneficiar extrema e unicamente a si mesma. 


Saber dizer ‘não’ é ser livre. 


Saber dizer ‘não’ é ser fiel a si mesma. 


Saber dizer ‘não’ é auto cuidado. 


Saber dizer ‘não’ é exercer ao máximo o amor próprio.


Mas nem sempre conseguimos - porquê? 

Diversos motivos, mas eu aposto na loteria dos achadores que a falta de coragem para não agradar ou insuficiência de clareza para saber o que realmente importa para si são as principais causas.


Por isso, na próxima vez que estiver com uma decisão importante fantasiada de pepino em mãos tenha em mente o poderoso mantra: ‘if won’t make me grow or glow, then is a fuck no’. Deve te ajudar a seguir em frente com a decisão. Mas se caso não funcionar, pode apelar pro cara ou coroa mesmo - o que não dá é pra ficar sem decidir. 


E se caso a decisão sair equivocada e você falhar, eu espero que você falhe grandemente e bem rápido. Para poder levantar rápido, recalcular a rota e seguir por outro caminho. 


Para ser adulto hoje em dia é necessário apelar para a selvageria na hora da tomada de decisões e se blindar com muitos FUCK NOs pelo caminho.



Habemus Papam

 

Foi a icônica frase que escutamos na quinta feira, dia 8 de maio, marcando o fim do 266º conclave que elegeu o Papa Leão XIV.


Um conclave de 2025 durou dois dias, aliás, você sabia que o primeiro conclave durou 3 anos? Sim, você leu certo: três anos! E naquela época todo o charme do chá revelação com fumaça branca no telhado nem era um conceito ainda - boring! Mas a história é boa, olha que interessante:


O ano era 1271 quando os moradores da cidade italiana de Viterbo, frustrados com a demora de três anos (1268–1271) para a escolha de um novo pontífice após a morte do Papa Clemente IV, decidiram agir. 


Diante do impasse entre os cardeais, que não conseguiam chegar a um consenso, os moradores da cidade, revoltados, trancaram os cardeais no Palácio Papal de Viterbo cum clave — expressão latina que significa “com chave”. 


E os caras estavam tão P da vida com a falta de celeridade na escolha Papal que, para aumentar a pressão, ainda reduziram a alimentação dos cardeais a pão e água e até removeram o telhado do edifício, deixando-os expostos ao clima, tudo para forçar uma decisão rápida na eleição papal. E claro, funcionou porque cerca de um mês depois o Papa Gregório X foi escolhido. 


O povo unido jamais será vencido é uma verdade absoluta que ultrapassa até os níveis mais sagrados. Será que isso funcionaria no Brasil?


Papa Leão XIV
Papa Leão XIV

E falando no Papa,

Ainda vamos precisar de uns dias para entender se esse Papa é Pop, e enquanto isso, quero te indicar um seriado que está na Netflix: Pretend It’s a City (no Brasil, Faz de Conta que NY é uma Cidade).


É uma série documental de comédia sobre a escritora e comentarista de cultura Fran Lebowitz, que tem uma opinião forte, irreverente e audaciosa. Na série, ela compartilha sua visão bem-humorada e crítica sobre a vida urbana, especialmente a cidade de Nova York.


Mas o que Fran Lebowitz tem a ver com o Papa?


Essa nova-iorquina de humor ácido e espírito forte sempre disse que gostaria de ter o emprego do Papa. Claro, ela tem plena noção de que seria um pouco difícil para uma mulher judia alcançar o cargo mais alto da Igreja Católica, mas, mesmo assim, ela compartilha as razões pelas quais adoraria ser Papa:

  • Ele vive em Roma, e na Itália a comida é espetacular.

  • Milhões de pessoas o escutam e seguem o que ele diz (e ele nem precisa de Instagram ou TikTok pra isso). Já imaginou que legal?


Ah, vamos combinar que ela levantou bons argumentos que fariam muitos candidatos mandarem seu currículo para a próxima seleção.



O destino da vez é 


Vaticano, claro! E a primeira dica é bem fora da rota comum, “quase secreta” e principalmente uma visita que não é nada fácil de conseguir. 


Estou falando de visitar um dos lugares mais sagrados e fascinantes do Cristianismo, onde história, arqueologia e fé se encontram sob a Basílica de São Pedro: a Necrópole Vaticana (Necrópolis da Via Triumphalis).



Já tinha ouvido falar dela?

Uma antiga necrópole romana que, segundo a tradição da Igreja Católica, guarda o túmulo do apóstolo Pedro — considerado o primeiro Papa da história.


Visitar esse lugar é algo simplesmente indescritível. Faltam palavras para transmitir a energia que se sente ao caminhar por entre os corredores subterrâneos do sítio sagrado. Na primeira vez em que visitamos o Vaticano, tivemos a sorte de viver essa experiência inesquecível, se você quiser saber mais detalhes, essa semana sai a minha Carta de Viagem – Vaticano aqui no site, no menu 'Cartas de Viagens' - fique ligado!


Se você quiser receber em primeira mão as cartas de viagem e as dicas mais legais e imperdíveis de viagens junte-se ao Clube dos Viajantes.


A visita é conduzida por um guia autorizado – geralmente um arqueólogo – e é restrita a grupos pequenos, o que torna tudo ainda mais especial. 


Para garantir um lugar, é necessário reservar com pelo menos dois meses de antecedência no site do Ufficio Scavi, o Escritório de Escavações do Vaticano. Não há garantias: é preciso contar com a sorte para que as datas disponíveis coincidam com a sua viagem. Mas vale muito a pena tentar – é uma experiência rara, emocionante e inesquecível.





Dicas de Viagem: O que mais posso fazer no Vaticano?


O Vaticano, mesmo sendo o menor país do mundo em área, é imenso em história, arte e espiritualidade. Por lá não faltam pontos interessantes para conhecer, os meus favoritos:


  • Subir na cúpula da Catedral de San Pedro, projetada pelo mestre Michelangelo, e ter uma das vistas mais lindas do Vaticano e de Roma.


  • Ver de perto a Pietà de Michelangelo, escultura que  retrata a Virgem Maria segurando o corpo de seu filho Jesus Cristo após a crucificação. A escultura está exposta na primeira capela à direita logo após a entrada principal da Basílica.


  • Ainda na Basílica de San Pedro: mesmo se você não conseguir uma visita guiada à necrópole do Vaticano, há a possibilidade de sentir a forte espiritualidade apreciando o Altar Papal (onde o Papa celebra missa), pois abaixo dele fica a Cripta Papal e mais abaixo ainda a Necrópole Vaticana, onde está o túmulo real de São Pedro


  • A Cripta Papal (Grottos Vaticanas) onde estão enterrados vários papas, reis, rainhas e figuras importantes da Igreja Católica, como por exemplo o Papa João Paulo II (que foi depois transferido para o altar principal), Paulo VI. O acesso à cripta é gratuito.


  • Museus Vaticanos - reserve umas boas horas para os museus, já que eles abrigam uma vasta coleção de arte e antiguidades, muitas das quais pertencem à Igreja Católica.


  • Capela Sistina -  concebida com inspiração no Templo de Salomão, conforme descrito no Antigo Testamento, entre 1473 e 1481, a mando do Papa Sisto IV, que dá o nome a capela - Capela de Sisto.

    • Além de ser o lugar onde acontece o conclave ela é uma verdadeira relíquia das artes, especialmente pela obra do Teto da Capela Sistina que Michelangelo pintou entre  1508 e 1512, que retrata cenas do Gênesis, o primeiro livro da Bíblia com cenas icônicas como a Criação de Adão e o Juízo Final no altar.

    • Cerca de 25 anos depois, Michelangelo voltou para pintar a parede do altar com o famoso "Juízo Final" (1536–1541), outro marco da arte renascentista.


  • Assistir a uma Audiência Papal e receber a Bênção do Papa

    • Audiência Geral: Às quartas-feiras pela manhã (precisa reservar ingresso gratuito).

    • Angelus: Aos domingos ao meio-dia, com o Papa falando da janela do Palácio Apostólico




E para essa semana é isso. Espero que as fofoquinhas aqui tenham te inspirado.


Te espero semana que vem! Agora me conta: o que achou dessa edição? Tem algo que você adoraria ver nas próximas?


E se você gostou da leitura, encaminhe para alguém que também ama uma boa história de viagem (ou uma boa dose de curiosidade histórica!)


Beijos, Andi.


2 comentarios


Não conhecia essa história da escolha que levou 3 anos!

Me gusta

Amei! Já ansiosa pela próxima!

Me gusta
20210304_103843_edited.jpg
About Me

Uma guria viajante aspirante à escritora, que ama fotografar, comer comida boa e compartilhar com os amigos o mundo que ela vê.

 

Read More

 

Assine a minha Travelsletter e receba conteúdo exclusivo e as histórias em primeira mão! 
 

Cheque seu email, faça suas malas e vamos explorar!

© 2024 by Andi Gomes.

bottom of page